quinta-feira, novembro 08, 2012

Espetinhos de carne empanados


Semana passada estava com as pontas de uma peça de filé mignon dando sopa e resolvi preparar estes espetinhos. Além de deliciosos, eles me trazem boas lembranças! Quando viajávamos nas férias, minha mãe sempre preparava algumas coisas para comermos no caminho e os espetinhos eram obrigatórios para acompanhar os oniguiris (bolinhos de arroz japonês)!
Parávamos em alguma estrada secundária da rodovia e meu pai abria o porta-malas e toda a família se reunia. Íamos em comboio de 3 ou 4 carros e daí vocês podem imaginar a farofada! rsss Hoje chamariam de cafonice mas isso não passava na minha cabeça de criança. Era natural e algo que fazia parte do nosso "pacote" de viagem e que eu ansiava para que logo chegasse o momento para comermos todos os quitutes preparados pela minha mãe e pelas minhas tias. Acho que nos tempos violentos de hoje em dia é algo impensável de se fazer na beira da rodovia... o que lamento muito!

Voltando aos espetinhos, não existe uma receita. Basta temperar alguns cubinhos ou iscas de carne com alho, sal, pimenta do reino a gosto e um pouco de vinagre. Deixe tomando gosto enquanto corta cebola e pimentão verde em quadrados (no mesmo tamanho dos cubos de carne) e separa os ingredientes para empanar: farinha de trigo, ovos e farinha de rosca.

Use palitos de churrasco médios para espetar os cubos de carne alternando com cebola e pimentão, como na foto acima. Pode fazer com palito de dente também. Não deixe a sequência de carne/cebola/pimentão muito apertada e nem muito afastados um do outro.
Vá montando os espetos até acabarem os ingredientes.

Depois passe na farinha de trigo, tirando o excesso. Em seguida mergulhe nos ovos batidos e na farinha de rosca, apertando para grudar bem.
Use uma panela ou frigideira onde caibam os espetos. Eu coloquei apenas 1 dedo de óleo e fui virando conforme ia dourando até ficarem corados por inteiro. O fogo deve ser médio para que a carne fique cozida.
Escorra em papel toalha e sirva em seguida! :)


39 comentários:

Liliana (Addicted) disse...

Ficaram com um aspecto bem saboroso.
beijinhos,
Addicted
http://cookaddiction.blogspot.pt/

Nara disse...

Oi Akemi!

Não acho cafona levar estas delicias para uma viagem, acho muito legal! Já fiz isto muitas vezes, não com espetinhos mas com frango a milanesa, aí sim é farofada! rsrsrs Realmente parar em estradas é muito perigoso mas em um piquenique acho muito bom comer estas delicias. Ficaram apetitosos! beijo

Nara

Karen disse...

Parece que as famílias japonesas trocavam muitas receitas! Em casa também adorávamos esses espetos, bateu uma saudade! Minha mãe colocava tomates também!

Celia disse...

Oi Akemi,
Esses espetinhos além de deliciosos tem o gostinho de saudades, infância, enfim bons tempos onde comíamos as frituras sem culpa rsrs.
Gostei muito de recordar...
Bjs

Chef de Algibeira disse...

que maravilha e que boa ideia para aproveitar os restos de carne. :)
um beijinho

Cristina disse...

Akemi, vc já deve ter percebido que adoro uma friturinha, isso é de família, meu pai adorava e minha sempre fazia várias delas...esses espetinhos são motivo de disputa lá na minha mãe, qdo estamos lá e resolvemos fazer, ai,ai, tem que fazer muiiito, pois todos adoram, a única diferença é que usamos tomates tbm (amo)e vc acabou de atiçar minha vontade, ainda bem que por aqui é só para mim e meu filhote!Bjs vizinha!!

Cristina disse...

Minha mãe sempre fazia...
Feito com filé mignon, arrasou!!
Bj,

Josy disse...

Akemi adoro espetinhos, e com gosto de infãncia melhor ainda, lembro quando eu era pequena , íamos na praia, minha mãe levava aquelas cestas de piquenique com lanchinhos e guloseimas, ai que saudades hehe
Com certeza ficaram deliciosos miga. Beijinhos

Luisa Alexandra disse...

Que maravilhosa sugestão!

Unknown disse...

adorei a sugestão. vou ter que fazer.
beijinhos

Daniana Bittencourt disse...

Hummm... amei os espetinhos!
Essas lembranças da infância são tão boas, ainda mais quando envolvem sabores e aromas...

Abraços,
Daniana
Blog Cozinha sem drama

Vanderleia disse...

Bom dia Akemi, que saudades da cafonice.Você já percebeu que os cafonas tem uma familia mais unida e feliz, rsrs.Hoje em dia nos preocupamos tanto com a aparência e a segurança que estamos nos esquecendo de viver.Fiquei aqui morrendo de vontade de comer um espetinho desses.Arrasou.Adorei a sugestão.Anotadissima.Beijos querida, tenha uma linda e abençoada sexta.

Elaine Fujiwara disse...

Olá Akemi!!!

Que delícia, esses espetinhos tb me lembram minha infância...

E é coisa de japonês mesmo, todas a viagens minha mãe tb preparava uns quitutes para comermos, e fala a verdade, nada melhor, que comer um oniguiri, um espetinho, um salgadinho, era o melhor momento da viagem... hahaha

E quando ia pescar com meu pai, eram pães com mortadela, que delícia, na beira do rio, naquela hora da fome, esses pães com mortadela eram tuuuudo de bom!

Beijão querida!

Dafne Augusto disse...

Eu acho que não é coisa de japonês isso não Akemi, É coisa de gente feliz :) De família Feliz na verdade. momentos como esses são sempre maravilhosos e formam boas recordações. Sobre os espetinhos, será que dá para assá-los no forno?

Akemi disse...

Amigas e amigos, é sempre muito bom poder dividir essas lembranças com vcs! ;)

Augusto, pode assar sim. Não vai ficar a mesma coisa porque friturinha é outra coisa ne, mas vai ficar bem mais saudável! ;)

Bjss a todos e um ótimo final de semana!

Trainee de Cozinheira disse...

Ai ai Akemi, sempre que penso numa dietinha vc estraga tudo rsrsrs, agora vou ficar com essa carne na cabeça e só vou sossegar quando fizer e adeus dieta!!!mas eu te perdôo mesmo assim!!bjs
Maura

Anônimo disse...

kkkkkk
igualzinho la em casa....eh a farofada japonesa....mas o espetinho eh bom....meu marido q eh gaijin...adora
bj
marcham

Anônimo disse...

Akemi, que engraçado achei que esses hábitos eram só da minha família (japonesa)!!!! kkk. Sempre levavamos pra pescaria de pepino em conserva, a frango a passarinho e uma coisa que a gente chamava de bola de arroz... vc conhece??? é um bolinho de arroz recheado de frango e misso. Beijos!!!!

Renata disse...

Akemi, seu post de hoje me remeteu a dois extremos da minha vida: Na minha infância, minha mãe fazia uns espetinhos desses pelos quais eu era absolutamente louca; o outro extremo é a cena que você descreveu e que vivemos hj aqui na Coréia onde parar e sentar em qualquer lugar para fazer um picnic (vulgo farofada rsrs) com coisinhas feitas em casa com direito a fogareiro e tudo, é super normal. Infelizmente a violência de hj nos grandes centros não nos permite mais, mas que é tudo de bom, é, não é?
Akemi, obrigada pelo apoio lá no TP&A. É muito bom ter amigos de verdade :o)

Anônimo disse...

Realmente viajei no tempo. Esses espetinhos, iguaizinhos, eram obrigatórios em pescarias e reuniões familiares. Eu detestava a cebola e o pimentão,porém comia tudo e não se ouviam reclamações de crianças, tão comuns hoje. Não é que hoje como de tudo? Os antigos sempre têm razão. Obrigada por reavivar essas lembranças gostosas.

Yaeko Endo

Anônimo disse...

Nhummyyyy, igualzinho ao que minha batchan fazia! Com certeza me lembra a infancia tb! As vezes minha mãe faz e bate aquela sensação de nostalgia...

www.sosimplesassim.com.br disse...

Lindas memórias, Akemi. Eu também lembro das viagens que fazia com meus pais e minhas irmãs.
Minha mãe levava sempre comidinhas gostosas que faziam a festa da nossa vviagem.
Bj e boa semana,
Lylia

Milena Ohara disse...

Nossa que delicia, lembrei da minha mãe também... Quando viajávamos a minha mãe fazia bife a milanesa para comer com os oniguiris e eram deliciosos!!!!
Tempo bom que não volta...
Como você comentou hoje em dia por causa da violência não é possível parar tranquilamente nas estradas, mas podemos fazer em casa com a nossa família e relembrar o nosso passado...

Luciana disse...

Olá Akemi,também sou neta de japoneses misturada com italiana,confesso que fiquei com saudades da minha infância...moro no Japão à 21 anos e essa mistura de espetinho com oniguiri faz o maior sucesso por aqui também!!!beijinhos....

Adriana Gallindo disse...

Pode ser assado esse espeto?

maycon silva disse...

nunca comi espetinhos de carne empanado´mais depois desse artigo com certesa eu vou experimentar.

chuchu disse...

Até hj fazemos isso oniguiri espetinho...pao com mortadela nas pescaria não pode faltar

Unknown disse...

Sera que consigo fazer com carne moída?

Unknown disse...

Ola akemi gostaria de saner se posso congelar os espetos empanado?

Akemi disse...

Francielle, minha mãe já congelou os espetinhos empanados sem fritar e dá certo também. Boas fritadas! :)

Mestre do espetinho disse...

Excelente texto. Espetinho sempre é bom

Anônimo disse...

Ótimo conteúdo confira meu site. Mestre do Espetinho

Unknown disse...

Cafonice é deixar de fazer o que gostamos simplesmente preocupados com o que os outros irão pensar!
Parabéns, adorei a receita!

Akemi disse...

Frutaria, obrigada pelo comentário! Abraços!

Antonio Marcos disse...

Já faço espetinho a muito tempo e nunca passou pela minha cabeça de fazer espetinhos empanados.. realmente deve ser muito gostoso isso! da próxima vez, irei providenciar de fazer

Anônimo disse...

Nossa quanta saudade desse tempo de criança... moro em Guarulhos e aqui há muitos anos atrás no dia 1 de Maio tinha o undokai e nossas familias levavam oniguiri, bife a milanesan tsukemono... era uma delícia... Humm

Curso de Linguiça Artsanal disse...

Que maravilha e que boa ideia para aproveitar os restos de carne

Helloiza Alonso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Nao da pra fazer na churrasqueira?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails